Integração Mercado Livre

Modificado em Seg, 17 Abr, 2023 na (o) 8:54 AM

ÍNDICE


Integrar o Mercado Livre no Lexos Hub é uma excelente maneira de expandir sua base de clientes e aumentar as vendas. Com a integração, você pode listar seus produtos no Mercado Livre e gerenciar as vendas, criar anúncios de forma massiva, controlar seu estoque diretamente no Lexos Hub. Isso permite uma melhor gestão e automação dos processos, além de uma maior visibilidade e alcance de seus produtos.


Antes de começar a integração, é importante se certificar de que sua conta no Mercado Livre esteja configurada e ativa. Além disso, é necessário verificar se sua conta no Lexos Hub está configurada e atualizada com as informações necessárias para a integração, como informações de estoque e preços.


É importante também entender os requisitos e regras do Mercado Livre para a integração, pois eles podem variar de acordo com o tipo de produto e categoria. Certificar-se de que está cumprindo todas as regras e requisitos é fundamental para evitar problemas futuros.



Integração

Para realizar a integração da sua conta Mercado Livre com o Lexos Hub siga esses passos:

  1. Para integrar a sua conta da Mercado Livre, acesse o Lexos Hub e clique em INTEGRAÇÕES.


1.1  Em Central de integrações clique em '+Adicionar' para cadastrar uma nova integração.


1.2 Selecione a integração do 'Mercado Livre' e clique em 'Criar'.

1.3  Em CONFIGURAÇÕES INICIAIS coloque o 'Nome da sua integração' (à sua escolha) e em seguida a data que irá começar a importar seus pedidos do marketplace.

  • Obs: Essa opção de Importar Pedidos é a chave que estando ativada e na data vigente começará a importar todos os pedidos referente a conta integrada, por isso atenção para que tudo esteja configurado corretamente ao ativar essa função.


1.4 Em CONFIGURAÇÕES DA LOJA você irá selecionar quais lojas serão configuradas.Sendo necessário preencher as 3 opções abaixo:

  • Qual loja que irá receber os pedidos desta integração.
  • Qual loja irá faturar os pedidos desta integração.
  • Quais lojas irão compor o estoque desta integração.


1.5  Em seguida, teremos as CONFIGURAÇÕES DE ETIQUTAS E NOTA FISCAL, onde vamos atribuir quais funcionalidades o Lexos Hub irá realizar de maneira automática, sendo elas:

  • Baixar a etiqueta automática: Onde o próprio Lexos Hub irá baixar as etiquetas automaticamente do marketplace no momento da expedição (quando aplicadas a integração).

  • Emitir Nota Fiscal: Se o Lexos Hub irá fazer a emissão de nota fiscal, neste caso o seller precisará fazer a emissão de maneira manual na expedição.

  • Emitir Nota Fiscal Automaticamente: Se a emissão de nota fiscal será realizada automaticamente no momento da expedição.

  • Adicionar o Valor do Frete na NF-e: Caso o seller queira que o valor do frete seja destacado na nota fiscal emitida.



OBS: Para que seja aplicado a opção de emissão de Nota Fiscal é necessário que as configurações de Nota Fiscal estejam preenchidas corretamente em CONFIGURAÇÕES > NOTA FISCAL. (Caso tenha alguma dúvida de como preencher segue o material https://www.youtube.com/watch?v=_37x3wESC8M&list=PLJa2Lg5opp_AGzAHh3FyoDqxhtlXxeB39&index=11&ab_channel=LexosHub )


1.6 Na SINCRONIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DE PRODUTO é possível selecionar quais informações do produto serão sincronizados com o marketplace.

Importante: Mais detalhes sobre essa funcionalidade, veja nosso artigo Sincronização de Informações.


1.7  Em CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS temos algumas opções para atender certas particularidades como por exemplo:

  • Registrar os pedidos da integração no ERP: Quando o seller utiliza a Bling como ERP, essa função habilita o Lexos Hub a registrar os pedidos diretamente no ERP integrado. (Ao habilitar essa função é necessário desconectar quaisquer integrações de marketplaces que estiverem vinculados ao bling, para que não haja duplicidade de pedidos)

  • Horário da coleta: Estabeleça um horário fixo de coleta e de acordo com a informação ele irá mudar a hora da coluna 'Data Limite' na expedição.

  • Tempo em horas para alerta de risco de atraso do pedido: Neste campo é possível colocar alterar o tempo para o alerta de prazo de envio da expedição. (Confira no artigo Expedição seção 1.5)

  • Quantidade para decremento do estoque: Quando o estoque da loja física é o mesmo utilizado para sua operação de vendas online (e-commerce e marketplaces) a quantidade inserida aqui será descontada no seu saldo total de estoque da integração, a fim de evitar a falta de produtos para venda na loja física.

  • Tempo de preparação de envio: Caso o seller precise de um tempo maior de preparação de envio do pedido. (Ex. Produtos feitos sob medida.)

  • Quantidade de dias expedição: Quantidade específica de dias para realizar a expedição, produtos também com certa particularidade.


1.8 Após preencher os dados da integração é preciso 'Salvar a integração' antes de realizar a autenticação com a Loja.

1.9 Em seguida em AUTENTICAÇÃO DA PLATAFORMA INTEGRADA, certifique que a conta no Mercado Livre que você deseja integrar esteja aberta em outra guia do seu navegador e clique em 'Conectar'


1.10 Após realizar a integração com sua conta do Mercado Livre você pode testar a integração clicando em 'Testar'.

1.11 Após testar a conexão com o marketplace é preciso 'Salvar' a integração antes de sair.

1.12 Se você possui loja oficial, basta colocar o ID da sua loja neste campo.


Atributos


Os atributos de produtos são informações específicas sobre um item, como suas características físicas, técnicas e funcionais, incluindo aspectos específicos como aroma, tamanho etc. Eles são importantes para ajudar os clientes a tomar uma decisão de compra e para organizar e classificar os produtos. Gerenciar corretamente esses atributos é essencial para o sucesso do negócio.

Ao configurar os atributos dentro das integrações, é possível identificar quais características específicas serão consideradas pelo marketplace para uma determinada operação.


Importante: Nós já trazemos todos os atributos mapeados para a integração, entretanto é possível realizar o cadastro de novos atributos segundo a necessidade de cada seller.


2. Na aba ATRIBUTOS temos as características principais dos produtos, que já estão cadastradas nos anúncios da integração vigente. 


2.1 Clique na frente do atributo na coluna PLATAFORMA para realizar o mapeamento dos atributos, isto é, caso você criou um atributo específico e queria que essa integração em específico atribua a informação selecione para realizar o DE / PARA.



Mais detalhes sobre como cadastrar um novo atributo e suas funcionalidades veja Atributos-LexosHub.


Mapeamento Status

O mapeamento de status é utilizado para corresponder o status dos pedidos no marketplace com o status no Lexos Hub. Isso permite que as informações do marketplace sejam compreendidas e aplicadas corretamente no Lexos Hub, permitindo assim que você saiba em que ponto do processo de compra o cliente está e possa tomar as medidas necessárias. Ele também permite que você acompanhe e rastreie os pedidos na plataforma de forma mais precisa, aumentando a eficiência e a transparência do processo de venda.


Importante: Nós já realizamos o mapeamento de status no momento da integração, todavia é possível realizar o mapeamento manual de acordo a necessidade de cada seller. 


3. Quando realizamos a integração com o marketplace, já trazemos esses dados e é realizado o mapeamento automaticamente, não é necessário realizar nenhuma ação.


3.1 Caso seja necessário, é possível também editar o mapeamento no Lexos Hub, para isso clique na coluna PLATAFORMA a frente do status que queira mapear e clique no 'Lápis' para editar, por fim ao finalizar clique no 'Disquete' para salvar ou no 'X' para desfazer.


Importação


A importação é uma funcionalidade que permite que você transfira seus anúncios do marketplace para dentro do Lexos Hub. Isso significa que, em vez de gerenciar seus anúncios diretamente no marketplace, você pode fazê-lo através da plataforma Lexos Hub. Isso permite maior facilidade e eficiência na gestão de seus anúncios, pois tudo estará em um único lugar, facilitando a visualização e o gerenciamento de sua estratégia de vendas.


4.Para realizar a importação dos anúncios do Mercado Livre, dentro da INTEGRAÇÃO do marketplace clique em 'IMPORTAÇÃO' e após clique em '+Adicionar'. 


4.1 Insira uma Descrição para sua importação (à sua escolha) e em 'Tipo Importação' deixe como 'Padrão'.


4.2 Em OPÇÕES DE IMPORTAÇÃO é possível selecionar quais dados serão importados dos anúncios, sendo eles:

  • Ficha técnica: Traz toda a ficha técnica do produto.
  • Imagens: Traz as imagens que estão ativas no anúncio.
  • Descrição: Traz a descrição do anúncio (E-commerce).
  • Descrição resumida: Traz a descrição do anúncio (E-commerce).
  • Descrição marketplace: Traz a descrição do anúncio.
  • Importar somente anúncios ativos: Ao ser ativado desconsidera todos anúncios que estão inativos e que estão sem estoque.
  • Converter produtos configuráveis com uma única variação em produtos simples: Quando houver um produto com a estrutura configurável, mas possui somente uma única variação, quando ativado ele converte esse produto em um produto simples.


4.3 Em OPÇÕES AVANÇADAS é possível selecionar opções sobre as imagens, como:

  • Otimizar imagem: Otimiza as imagens dos anúncios.
  • Sobrescrever imagens: Sobrescreve todas as imagens que estão já cadastradas nos produtos dentro do Lexos Hub.

4.4 Ao finalizar é necessário clicar em 'Salvar e importar' assim ele irá salvar as configurações feitas e iniciará as importações de anúncios. Se clicar somente em 'Salvar' ele irá salvar como rascunho e não iniciará as importações.


4.5 É possível ver o status da importação na tela inicial, onde temos os indicativos de:

  • Descrição: Nome da importação.
  • Status: Indica de forma visual o status da importação.
  • Total de anúncios: A quantidade total de anúncios mapeados para importação.
  • Processados: Quantos anúncios foram importados.
  • Erros: Quantidade de anúncios que apresentaram algum erro na imporatação.
  • Criado em: Data em que foi criada a importação.

4.6 É possível ver quais anúncios foram importados, para isso clique no 'Lápis' na importação que foi realizada.


4.7 Visualize o status e as execuções realizadas clicando em EXECUÇÕES.


4.8 E clicando no ícone do 'olho' do lado direito é possível visualizar quais anúncios foram importados. 


4.9 O 3 status que podem retornar são:

  • Verde: Anúncio importado com sucesso
  • Amarelo: Aviso
  • Vermelho: Erro no momento da importação

E para validar qual erro houve, na importação na coluna retorno é possível identificar o que aconteceu.



4.10 Após trazer os anúncios, os mesmos estarão com a sincronização desabilitada, ou seja, ele estará no Lexos Hub todavia não estará enviando nenhuma informação ao marketplace. 


4.11 Para habilitarmos é necessário clicar no 'Lápis' que está ao lado direito do anúncio. 


4.12 Clique em 'ATRIBUTOS' e habilite a 'Sincronização do Anúncio', logo teremos duas opções:

  • 'Sincronizar somente estoque e preço': Onde ele só irá sincronizar o estoque e o preço do cadastro do seu produto.
  • 'Sincronizar todas as informações': Irá sincronizar todas as informações do seu produto como: Descrição, imagens etc.

Após habilitar clique em 'salvar e publicar'. 


4.13 É possível também sincronizar as informações de forma massiva, no CATÁLAGO DE PRODUTOS selecione os produtos que deseja sincronizar (Pode utilizar a coluna ANÚNCIOS NÃO SINCRONIZADOS para filtrar) e após selecionar clique em 'Ativar Sincronização'.


A partir deste momento o Lexos Hub irá enviar as informações dos seus anúncios para o marketplace. 

Caso tenha dúvida de como criar um anúncio dentro do Lexos Hub, veja esse artigo Como criar Anúncios no Lexos Hub. 


Precificação

A precificação automática é um recurso que permite ajustar os preços dos seus anúncios de forma automatizada com base em regras pré-determinadas. Isso pode incluir coisas como definir preços de acordo com o tipo de anúncio, valores como frete, custo de embalagens, ajustar preços com base em margens de lucro desejadas entre outros. Isso pode ser muito útil para economizar tempo e manter seus preços competitivos, ajudando a maximizar suas vendas.


Para mais informações sobre como é a funcionalidade na íntegra dessa ferramenta confira nosso Artigo Precificação Lexos Hub e veja todos os detalhes.


Lojas Oficiais

Nesta aba ficará listado o nome e o ID a loja oficiai que você possui no marketplace.



Veja também esse vídeo tutorial de como realizar a integração na íntegra aqui.


Em caso de dúvidas, comentários ou se você identificar algum problema, entre em contato com a nossa equipe pelo chat clicando no balão rosa ao lado direito na tela.



Ótimas vendas!


Veja também: Como criar anúncios no Lexos Hub

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