ÍNDICE
- Configuração ERP Bling
- Integração Lexos Hub
- Configurações de Baixa de Estoque
- Configurações de estoque nas lojas Lexos Hub
- Configuração de Transição ERP Bling
- Configurando Estoque Full
Ter um ERP na operação de vendas no marketplace é fundamental para garantir que as operações sejam eficientes e escaláveis. Um ERP fornece uma visão integrada de todos os processos da sua empresa, desde o gerenciamento de estoque e pedidos até a contabilidade e finanças. Isso permite que você automatize e otimize processos, reduza erros e tome decisões informadas. Além disso, usando um ERP, você pode integrar sua operação com o Lexos Hub e se conectar com os marketplaces tornando mais fácil para gerenciar suas vendas e aumentar sua eficiência.
Este é um passo a passo para você se conectar com um ERP Bling, que é parceiro do Lexos Hub e que possuímos integração direta, outro detalhe é que a API do Lexos Hub é aberta para qualquer outro ERP que queira integrar diretamente com a nossa plataforma.
Configuração ERP Bling
Para inicio, vamos entrar na sua conta ERP Bling, é necessário criar um Usuário API e gerar uma chave de API dentro da plataforma ERP Bling. Isso é necessário para vincular as informações fornecidas no Lexos Hub com a sua conta no ERP Bling.
1. Acesso sua conta do ERP Bling com login e senha.
1.1 No Ícone da ENGRENAGEM no menu suspenso, clique em 'Todas as configurações'.
1.2 Na barra lateral de Preferências clique em SISTEMA e 'USUÁRIOS E USUÁRIO API'.
1.3 Na lista de usuários, ao lado direito clique em '+Incluir Usuário' para cadastrarmos o usuário API do Lexos Hub.
1.4 Neste momento vamos cadastrar o Lexos Hub como um usuário, porém há dois tipos de usuários no ERP Bling: Usuário Normal e Usuário API. Para o Lexos HUB vamos utilizar o 'USUÁRIO API'.
1.5 Em INFORMAÇÕES DA CONTA preencha os campos colocando:
- Nome: Nome do usuário (LexosHub)
- E-mail: Informe o mesmo e-mail utilizado no Lexos Hub
- Celular: Celular de contato (Não obrigatório)
1.6 Em API KEY clique em 'Gerar'. Esse código utilizaremos ao finalizar o cadastro, vamos inserir no campo da sessão (2.5) dentro do Lexos Hub, ao gerar a chave copie.
1.7 Em perfil de acesso não é necessário selecionar nenhuma informação, pois o Lexos Hub não se enquadra a nenhuma opção.
1.8 Em PERMISSÕES é necessário que você habilite todas as permissões em todas as funcionalidades.
1.9 Ao finalizar precisamos salvar o cadastro, para isso clique no botão superior 'Salvar'.
Integração Lexos Hub
2. Acesse o Lexos Hub e clique em INTEGRAÇÕES.
2.1 Clique em '+Adicionar' para adicionar uma nova integração.
2.2 Selecione 'Bling ERP' e após clique em 'Criar'
2.3 Em CONFIGURAÇÕES INICIAIS teremos 3 opções:
- Habilitar integração: Botão para habilitar/desabilitar integração
- Nome da integração: Coloque um nome para a integração
- Sincronizar Pedidos: Data de quando o sistema irá começar a sincronizar os pedidos.
2.4 Em AUTENTICAÇÃO DA PLATAFORMA INTEGRADA são informações ligadas diretamente na plataforma, onde precisamos colar a chave Api Key que geramos na sessão (1.6) no ERP Bling.
2.5 CONFIGURAÇÕES teremos a Url de callback que utilizaremos na plataforma do ERP Bling para atualização de estoque.
2.6 Logo após em CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS temos algumas opções importantes, vejamos:
- Selecione as lojas do Lexos Hub que vão registrar pedidos no ERP: Selecione as lojas que iram registrar os pedidos no ERP Bling.
- Sincronizar produtos: Há atualização de estoque é realizada automaticamente entre o Lexos Hub e o ERP Bling, porém nesta opção é possível realizar a sincronização imediata de produtos.
- Quantidade para decremento do estoque: Quando o estoque da loja física é o mesmo utilizado para sua operação de vendas online (e-commerce e marketplaces) a quantidade inserida aqui será descontada no seu saldo total de estoque da integração, afim de evitar a falta de produtos para venda na loja física.
- Tempo de preparação de envio: Caso o seller precise de um tempo maior de preparação de envio do pedido. (Ex. Produtos feitos sob medida.)
- Quantidade de dias expedição: Quantidade específica de dias para realizar a expedição, produtos também com certa particularidade.
Configurações de Baixa de Estoque
Agora, vamos configurar o callback de estoque no ERP BLING para garantir que as informações de estoque estejam sempre atualizadas e precisas.
3. No Ícone da ENGRENAGEM no menu suspenso, clique em 'Todas as configurações'.
3.1 Selecione INTEGRAÇÕES e clique em 'Configurações de integração com lojas virtuais e marketplaces'.
3.2 Utilize a barra de pesquisa colocando "API" e selecione 'BlingAPI'.
3.3 Na guia de AUTENTICAÇÃO coloque o nome do canal de venda, neste caso "LexosHub".
3.4 Em CALLBACKS selecione o Tipo de retorno 'JSON'.
3.5 Ative o CALLBACK DE ESTOQUE, e será necessário copiar a URL que esta no Lexos Hub sessão (1.6).
3.6 Na FILIAL escolha qual depósito será utilizado pelo Lexos Hub e clqie em 'Salvar'.
- Observação: É importante notar que se você tiver mais de um depósito na plataforma ERP Bling, somente um deles precisa estar configurado para usar o callback de estoque. É importante evitar ativar essa função em todos os depósitos, pois isso pode causar conflitos e prejudicar o gerenciamento de estoque. Ao escolher qual depósito usar para essa configuração, você pode garantir que as informações de estoque sejam precisas e evitar problemas futuros.
3.7 Em CONFIGURAÇÕES HABILITADAS o Lexos Hub estará cadastrado e habilitado.
3.8 Acessando a API teremos o CÓDIGO DA LOJA API BLING criada e precisamos utiliza-la na sessão 5.3.
Configurações de estoque nas lojas Lexos Hub
No Lexos Hub vamos precisar apontar quais lojas irão contabilizar o estoque com o ERP Bling, veja como realizar:
4. No menu lateral, selecione CONFIGURAÇÕES e clique em LOJAS.
4.1 Selecione a loja que irá contar o estoque e clique no 'lápis' para editar.
4.2 Nesta tela você verá as informações da loja cadastrada, e em SINCRONIZAÇÃO COM O ERP é preciso ter o mesmo código da sessão 4.8 e selecione o depósito cadastrado no ERP Bling.
4.3 Após finalizar clique em 'Salvar'.
Configuração de Transição ERP Bling
A última etapa é a configuração de transição de informação de pedidos, que refere-se ao processo de transferir dados de uma plataforma para outra.
5. No Ícone da ENGRENAGEM no menu suspenso, clique em 'Todas as configurações'.
5.1 Em SISTEMA, clique em GERENCIADOR DE TRANSIÇÕES.
5.2 No GERENCIADOR DE TRANSIÇÕES selecione o PERIDOS DE VENDA e clique em 'Estado de origem: Em aberto'.
5.3 Em 'Atendido' clique no 'Lápis' para editar.
5.4 Habilite a opção 'Lançar estoque', deixe-a ATIVADO e clique em 'Salvar'.
- Observação: Se você utiliza o Bling como sua plataforma de controle financeiro, é necessário habilitar a função "Lançar Contas" para garantir que as informações financeiras sejam registradas e gerenciadas corretamente.
5.5 Selecione 'Estado de origem: Atendido' e clique no 'Lápis' na opção Cancelado.
5.6 Habilite a opção 'Estorna estoque', deixe-a ATIVADO e clique em 'Salvar'.
- Observação: Se você utiliza o Bling como sua plataforma de controle financeiro, é necessário habilitar a função "Estornar Contas" para garantir que as informações financeiras sejam registradas e gerenciadas corretamente.
Configurando Estoque Full
A configuração do Estoque Full é essencial para garantir a gestão correta de estoque dos pedidos. Se essa configuração não estiver feita, não será possível sincronizar as informações de estoque dos pedidos, o que pode causar problemas no gerenciamento de estoque e até mesmo levar a erros na entrega de pedidos aos clientes. Portanto, é importante que essa configuração seja feita corretamente para garantir a satisfação dos clientes e evitar problemas futuros.
6. Para isso é necessário que você crie um deposito para oa pedidos full no ERP Bling, segue um passo a passo sobre como realizar (https://ajuda.bling.com.br/hc/pt-br/articles/360036176533-Cadastrar-um-dep%C3%B3sito-de-estoque).
6.1 Cadastre uma nova loja no Lexos Hub (Abrir um ticket com o time de suporte) e siga os passos da sessão 5.
Veja também esse vídeo tutorial de como realizar a integração com a bling clicando aqui.
Em caso de dúvidas, comentários ou se você identificar algum problema, entre em contato com a nossa equipe pelo chat clicando no balão rosa ao lado direito na tela.
Ótimas vendas!
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo