Precificação de anúncios

Modificado em Mon, 03 Jun 2024 na (o) 10:56 AM


ÍNDICE

O que é a Precificação?


A precificação automática no LexosHub permite que o seller estabeleçam preços dinâmicos para seus produtos em diferentes plataformas, é possível cadastrar regras onde são inseridos valores de venda específicos sobre todos os anúncios de uma determinada integração. Com a precificação automática, os usuários do LexosHub podem ajustar rapidamente os preços de seus produtos para maximizar suas margens de lucro e aumentar suas chances de vender.


Exemplo: Dentro da integração do Mercado Livre podemos cadastrar uma regra, onde uma porcentagem de 17% será acrescentada sobre os anúncios com a classificação Premium. Desta forma todos os anúncios publicados após essa regra que sejam do tipo premium, automaticamente terão +17% acrescentados sobre o preço de venda. 

Atualmente, temos dois tipos de precificação: 

 

  • Calcular a partir do custo unitário:  Se baseia no custo do produto. Conseguimos trabalhar com o lucro/margem, uma vez que, essas informações são baseadas nos custos que envolvem o anúncio.
  • Calcular a partir do preço: Se baseia no preço do item (na aba conteúdo)

 

Dúvidas frequentes: A margem de lucro esperada estará sendo refletida sobre o anúncio quando Calcular a partir do preço?

R: Não, como os custos e margem já estão sobre o preço de venda, não conseguimos fazer com que tenha relação direta com o lucro/margem de lucro exibida no anúncio. 

 

As regras de precificação funcionam por integração, isto significa que é necessário cadastrar as regras de forma manual para cada integração no Lexos Hub. Veja como criar a partir do passo a passo abaixo:

 

  1. Acesse o Lexos HUB com seu login e senha e clique em INTEGRAÇÕES.

1.2 Após, selecione qual integração será configurada e clique no 'Lápis'.

 

1.3 Dentro da integração, clique em PRECIFICAÇÃO

Teremos algumas opções:

 

Base de Cálculo: encontramos duas opções para basearmos o cálculo da precificação, sendo elas:

  • CALCULAR A PARTIR DO CUSTO UNITÁRIO: Ao ser ativada a precificação terá como base o custo unitário do produto. 
  • CALCULAR A PARTIR DO PREÇO: Ao ser ativada a precificação terá como base o preço de venda do produto (Preço que se encontra na aba de conteúdo dentro do cadastro do produto)

 

Adicionar Valor do Frete: Este botão que é exclusivo para o Mercado Livre, quando ativado acrescenta os R$6,00 automaticamente nos itens abaixo de R$79,00 do marketplace. Esta opção só é válida quando a precificação escolhida for Precificação por custo.

 

RELATÓRIO DE LUCRATIVIDADE

Os valores que são mencionados nos campos acima possuem um papel fundamental para análise do Relatório de Lucratividade, que fornecemos no Lexos HUB, mas é importante se atentar que os dados inseridos não serão aplicados na regra de precificação.

 

  • Receita líquida desejada para a operação: Receita desejada para o marketplace.
  • Média de imposto para o regime Simples Nacional: Média do custo de imposto.
  • Média de comissão: Comissão recebida pelo marketplace. (O Mercado Livre e Shopee já disponibilizam este valor via API, então o valor mostrado no relatório será o real, enviado pelo próprio marketplace) já os demais marketplaces irão trazer essa opção de acordo com o que foi configurado por você na regra de precificação.

 

O valor de imposto que é refletido na coluna "Tarifas e custos" na aba de "Anúncios" do produto é o que foi inserido no

campo "Média de imposto exclusivo para Simples Nacional". E o valor de comissão, no caso do Mercado Livre, é enviado via API. No fim desse artigo, informamos quais informações são trazidas via API e quais devem ser cadastradas.


Obs.: Para garantir que os valores inseridos na seção 'Relatório de Lucratividade' sejam devidamente refletidos no valor final dos seus anúncios, é necessário realizar a criação de uma regra correspondente para cada um desses valores. Os valores que refletem nas colunas são sempre calculados com base no preço final do anúncio, como no exemplo abaixo:

 

Fazendo a conferência dos valores:
16,67 (preço final do anúncio) x 0,19 (imposto) = 3,167

16,67 (preço final do anúncio) x 0,115 (comissão meli) = 1,917


O valor de comissão enviado via API é baseado na categoria do produto e pode ser consultado no link https://www.mercadolivre.com.br/landing/costos-venta-producto , já o valor que é somado para que seja definido o preço final é o que está cadastrado na regra de precificação.



MAPEAMENTO DE PREÇOS (EXCLUSIVO PARA ERP LEXOS)


Campo 'Preço de Venda': Esta opção é exclusiva para o tipo de precificação por Calcular a partir do preço, onde temos a opção de escolher qual tabela de preço será aplicada, baseado no ERP integrado ao Lexos HUB. Alguns sellers trabalham com uma tabela de preço diferente para cada marketplace, onde é possível selecionar quais serão utilizadas nesta opção.

 

Campos 'Preço promocional': Esta opção considera a tabela de preço dentro do ERP Lexos quando é informado o preço padrão na criação do anúncio.

 

 


REGRAS

Neste campo é possível cadastrar as regras que serão utilizadas para a precificação, encontramos 3 opções:

 

  • Adicionar: Adicionar uma nova regra.
  • Editar: Editar uma regra já criada.
  • Excluir: Excluir uma regra existente.

 


Criando as Regras de precificação (Base de cálculo: Calcular a partir do custo unitário)

2. Ative a base de cálculo: 'Calcular a partir do custo unitário'

 

  • Opcional: Adicione o valor do frete (exclusivo para integrações Mercado Livre)

 

2.1 Preencha os valores de 'Receita Líquida', 'Média de Imposto' e 'Média de Comissão' desejada.

 

2.2 Clique em 'Adicionar' para inserir uma nova regra.

 

Dê início, cadastre primeiramente as regras referentes a todas as taxas/custos que possui para anunciar (Tipo de Anuncio, frete, embalagem, imposto, etc...) 

 

2.3 Cadastre um 'Nome' para a sua regra, pode ser qualquer nome, é somente para identificação. (ex: Imposto, Premium, Clássico etc.)

 

2.4 Em seguida informe qual 'Valor a ser aplicado ao preço', ele será aplicado na regra, lembrando que ao se referir a porcentagem selecione o sinal (%), quando for valor em reais selecione o sinal (R$).

 

Obs: Os valores informados são fictícios, apenas para exemplo, não sendo uma recomendação. Em sua regra utilize o valor determinado pelo marketplace, você pode consultar os valores do Mercado Livre através deste link: https://www.mercadolivre.com.br/landing/costos-venta-producto .

 

2.5 Há 3 condições para aplicarmos as regras criadas, sendo elas:

  • 'Aplicar o valor definido para todos os tipos de anúncio': Nesta opção o valor informado na regra será aplicado para todos os tipos de anúncio da integração.
  • 'Aplicar o valor definido quando o anúncio for Clássico': O valor da regra será aplicado somente para os anúncios tipo Clássico. (Exclusivo para Mercado Livre)
  • 'Aplicar o valor definido quando o anúncio for Premium': O valor da regra será aplicado somente para os anúncios tipo Premium. (Exclusivo para Mercado Livre)
  • Em nosso exemplo vamos selecionar Aplicar o valor definido quando o anúncio for Premium.

 

2.6 Por último é possível colocar uma condição sobre o 'preço'se terá uma regra específica para aplicar o valor ou não. Após, clique em 'Criar Regra'.

 

2.7 Após cadastrar todos os custos você irá conseguir ver todas as regras criadas.


2.8 Clicando sobre a regra é possível ver quais condições estão sendo aplicadas em cada uma delas.

 


2.9 Após o cadastro de todos os custos, nossa margem estará zerada, é necessário agora colocar a 'Margem de Lucro' desejado. Vamos criar uma regra especifica para o lucro, ele será exatamente o excedente dos custos, após cirar a regra clique em 'Criar regra'.

2.10 Ao terminarmos de cadastrar todas as regras de precificação é necessário salvar todas as ações que realizamos, para isso clique em 'Salvar Integração' e para que as regras criadas sejam aplicadas em anúncios já existentes, é necessário publicar novamente todos os anúncios da integração. Caso contrário a precificação só será aplicada para novos anúncios criados. (Para realizar essa ação de publicar todos os anúncios de forma massiva contate nosso suporte).

 

2.11 Ao finalizar e publicar novamente os anúncios, as regras cadastradas serão ativadas e as margens aplicadas, isto é, somente os anúncios que estão com o preço automático ativado, os anúncios com o preço manual não será possível aplicar a precificação.Como podemos observar, agora o valor do lucro nos é apresentado de acordo com o que definimos nas regras e com base no custo total do anúncio:

 


Ressaltamos que os valores exibidos serão sempre uma estimativa baseada nas informações que a plataforma informa, tendo uma pequena variação para mais ou menos.


Criando as Regras de precificação (Base de cálculo: Preço de Venda)

Seguiremos o mesmo passo a passo, porém a principal diferença entre a 'Calcular a partir do preço' e a 'Calcular a partir do custo unitário' é que a exibição do Lucro/Margem no anúncio, onde ela não é influenciada diretamente pelas regras criadas, pois essas informações levam em consideração o custo total do anúncio, isto é, os valores de Lucro/Margem já estão sobre o preço de venda do produto.

 

3. Ative a base de cálculo: 'Calcular a partir do preço'

 

  • Opcional: Adicione o valor do frete (Para integrações Mercado Livre)

 

3.1 Preencha os valores de Receita Líquida, Média de Imposto e Média de Comissão desejada.

 

 

3.2 Selecione qual tabela será utilizada para a precificação.

 

3.3 Clique em 'Adicionar' para inserir uma nova regra.

 

Dê início, cadastre primeiramente as regras referentes a todas as taxas/custos que possui para anunciar (Tipo de Anuncio, frete, embalagem, imposto, etc...) 

 

3.4 Cadastre um 'Nome' para a sua regra, pode ser qualquer nome, é somente para identificação. (ex: Imposto, Premium, Clássico etc.)

 

3.5 Em seguida informe qual 'Valor a ser aplicado ao preço', ele será aplicado na regra, lembrando que ao se referir a porcentagem selecione o sinal (%), quando for valor em reais selecione o sinal (R$).

 

Obs: Os valores informados são fictícios, apenas para exemplo, não sendo uma recomendação. Em sua regra utilize o valor determinado pelo marketplace, você pode consultar os valores do Mercado Livre através deste link: https://www.mercadolivre.com.br/landing/costos-venta-producto .

 

3.6 Há 3 condições para aplicarmos as regras criadas, sendo elas:

  • 'Aplicar o valor definido para todos os tipos de anúncio': Nesta opção o valor informado na regra será aplicado para todos os tipos de anúncio da integração.
  • 'Aplicar o valor definido quando o anúncio for Clássico': O valor da regra será aplicado somente para os anúncios tipo Clássico. (Exclusivo para Mercado Livre)
  • 'Aplicar o valor definido quando o anúncio for Premium': O valor da regra será aplicado somente para os anúncios tipo Premium. (Exclusivo para Mercado Livre)
  • Em nosso exemplo vamos selecionar Aplicar o valor definido quando o anúncio for Premium.

 

3.7 Por último é possível colocar uma condição sobre o 'preço'se terá uma regra específica para aplicar o valor ou não. Após, clique em 'Criar Regra'.

 

3.8 Após cadastrar todos os custos você irá conseguir ver todas as regras criadas.



3.9 Clicando sobre a regra é possível ver quais condições estão sendo aplicadas em cada uma delas.

 


3.10 Após o cadastro de todos os custos, nossa margem estará zerada, é necessário agora colocar a 'Margem de Lucro' desejado. Vamos criar uma regra especifica para o lucro, ele será exatamente o excedente dos custos, após cirar a regra clique em 'Criar regra'.

3.11 Ao terminarmos de cadastrar todas as regras de precificação é necessário salvar todas as ações que realizamos, para isso clique em 'Salvar Integração' e para que as regras criadas sejam aplicadas em anúncios já existentes, é necessário publicar novamente todos os anúncios da integração. Caso contrário a precificação só será aplicada para novos anúncios criados. (Para realizar essa ação de publicar todos os anúncios de forma massiva contate nosso suporte).

 

3.12 Ao finalizar e publicar novamente os anúncios, as regras cadastradas serão ativadas e as margens aplicadas, isto é, somente os anúncios que estão com o preço automático ativado, anúncios com o preço manual não será possível aplicar a precificação.Como podemos observar, agora o valor do lucro nos é apresentado de acordo com o que definimos nas regras e com base no custo total do anúncio:

 

 

Ressaltamos que os valores exibidos são uma estimativa baseada nas informações que a plataforma informa, tendo uma pequena variação para mais ou menos.

 

 


Resultado da Precificação 

 

Todos os valores inseridos na precificação são aplicados diretamente sobre o relatório de lucratividade e também sobre tarifas e custos dos anúncios.

 

 

4. A origem desses dados variam dependendo do marketplace. Antes de verificarmos a origem, vamos entender melhor o que cada campo traz de informação:

 

 

Comissão: Comissão do marketplace pelo anúncio.

Custo de Envio: Frete pré estipulado.

Impostos: Valor cadastrado no campo "Média de imposto" no Relatório de Lucratividade.

Custo médio do Produto: Custo do produto ou média de custos é a média de custos das lojas que compõem o estoque. No exemplo abaixo verificamos que em cada loja que compõem o estoque, o custo é diferente, sendo assim o Hub cálcula a média da se(15+10+20)/3 = R$15,00


Custo total da venda: Somatória do Custo Médio + Custo de Envio + Impostos + Comissão

Preço: 3 Possíveis preços: Preço cadastrado do produto (sem precificação); preço manual do anúncio (Quando o preço é inserido manualmente no anúncio); ou preço com com a precificação aplicada.

Margem de lucro: Lucro bruto dividido pelo Preço baseado na precificação.

Lucro: Preço-CustoTotal

 

4.1 Essas informações chegam ao Lexos HUB de duas maneiras: via API (Aplicação do Software) onde trazemos os dados que o marketplace disponibiliza ou pelo cadastro manual na Precificação.

 


4.2 É utilizada uma fórmula para calcular o preço final do anúncio:


PF = PV ou PC + (valores em reais) / 1 - (porcentagens em decimais)


PF = preço final

PV = preço de venda - utilizado quando a base de cálculo é por preço de venda

PC = preço de custo - utilizado quando a base de cálculo é por custo unitário


Os valores em reais, são todas as regras cadastradas em reais na precificação, como por exemplo, o frete padrão do mercado livre e custo de embalagem. Todos os valores são somados com o preço final ou preço de custo


As porcentagens em decimais também são as cadastradas nas regras de precificação, como por exemplo, imposto, comissão, margem de lucro. É necessário somá-las entre si.


Vamos exemplificar abaixo:




PF = 1,00 (preço de custo) + ( 6,00 (frete padrão) + 2,00 (custo embalagem) / 1 - ( 0,19 (imposto) + 0,12 (comissão clássico) + 0,15 (lucro desejado) )


PF = 1,00 + 8,00 / 1 - 0,46


PF = 9 / 0,54


PF = 16,67


Aplicando os valores na fórmula é possível verificar que o preço final do produto corresponde ao valor encontrado.


Vídeo Tutorial do Canal no Youtube da Lexos

5. Caso seja de sua preferência, temos também um vídeo tutorial direto do nosso canal no Youtube.




Em caso de dúvidas, comentários ou se você identificar algum problema, entre em contato com a nossa equipe pelo chat (https://portal.lexos.com.br/support/home)


Boas vendas. 

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