Como Criar Anuncio no LexosHub

Modificado em Mon, 06 Feb 2023 na (o) 04:58 PM

ÍNDICE


Anúncios Lexos Hub

No Lexos Hub temos a possibilidade de criar anúncios alternativos de forma fácil e eficiente. Com esta ferramenta, você pode expandir sua presença online e aumentar suas vendas ao listar seus produtos em diversas plataformas de e-commerce ao mesmo tempo. Além disso, o Lexos Hub permite que você gerencie todos os seus anúncios de forma centralizada, tornando o processo de criação de anúncios muito mais simples e ágil.


Antes de começarmos, é importante entender que no Lexos Hub há uma separação entre Produtos e Anúncios. O Produto é o item registrado no seu sistema de gestão (ERP) e o Anúncio é a representação do produto no marketplace. No Lexos Hub, unificamos o Anúncio baseado no Produto, relacionando-os pelo código SKU. 


Há duas maneiras de criarmos anúncios no Lexos Hub:

  • Modo Massivo: Onde é possível selecionar diversos produtos (até 250) e realizar a criação e publicação desses anúncios em massa. Alguns detalhes sobre:

           - A criação de anúncios é feita apenas um marketplaces por vez.

           - É possível escolher mais de uma conta do mesmo marketplace.

           - Para a plataforma Mercado Livre é possível criar anúncios com grau de Exposição: Grátis, Clássico e Premium de uma só vez.

  • Individual: Temos a opção de selecionar o produto e de forma individual criar o anúncios produto a produto.


Exemplo Prático: 


Como criar anúncios de forma massiva


1. No menu ao lado esquerdo, na guia CATÁLAGO selecione a opção 'PRODUTOS'.


1.2 'Selecione' os produtos e clique em 'Criar Anúncios'.


1.3 Selecione qual marketplace ou e-commerce que você irá publicar os anúncios e clique em 'Criar'. Em nosso exemplo vamos selecionar o Mercado Livre. 



1.4 Informe quais contas do Mercado Livre serão criados os anúncios.


1.5 Selecione qual será o 'destaque do seu anúncio', sendo possível escolher os 3 destaques de uma só vez, onde serão criados 3 anúncios separadamente.


1.6 Informe o método de frete dos anúncios.


1.7 Temos a opção de 'Retirar pessoalmente', para anúncios específicos.


1.8 Ao finalizar clique em 'Salvar e Publicar'. Se você clicar apenas em 'Salvar' ele irá criar seus anúncios como Rascunho no Lexos Hub, porém os anúncios não serão refletidos em nenhuma plataforma.


1.9 Podemos perceber que na coluna PLATAFORMAS os anúncios estão em processando, ou seja estão sendo publicados na plataforma.


1.10 Após poucos minutos os anúncios estarão publicados no marketplace e estarão com a tag verde indicando que esta tudo ok.

Observação: O numeral na frente da tag é o indicativo de quantos anúncios existem publicados do marketplace indicado. Na imagem que estamos usando como exemplo, podemos ver que existem 3 anúncios criados.


1.11 Ao clicar sobre o 'SKU' ou o 'Nome' do produto teremos as informações de cadastro do produto.

1.12 Ao abrir as informações do seu produto, clique na aba 'ANUNCIOS' e você verá os detalhes de cada anúncio.

 

1.13 Temos algumas opções na aba de anúncio, são elas:

  • +Adicionar: Adicionar um novo anúncio do produto.
  • Atualizar: Atualiza a página de anúncio.
  • Publicar: Realiza uma carga de publicação nos anúncios selecionados.
  • Pausar: Pausa os anúncios selecionados.
  • Ativar: Ativa os anúncios selecionados que estavam desativados.
  • Desvincular: Desvincula os anúncios selecionados deste produto que estão inseridos.
  • Excluir: Exclui o anúncio do Lexos Hub e em alguns marketplaces também da plataforma.


1.14 Sobre o anúncio, trazemos algumas informações no primeiro bloco como:

  • Imagem do produto
  • Nome do Anúncio
  • Categoria
  • Plataforma
  • Tipo do Produto (Simples, Configurável ou Kit)
  • Destaque do Anúncio (Exclusivo para Mercado Livre)
  • Sincronização do anúncio


1.15 Já no segundo bloco, mostramos algumas informações que podem variar por marketplace, essas informações são replicadas de acordo com o que a plataforma de origem libera para o Lexos hub. Veja:"

  • Estoque
  • Comissão paga pela plataforma
  • Custo de envio: Frete do anúncio
  • Imposto: Média de imposto
  • Custo médio do Produto
  • Custo total da venda: Somatória de todos os custos mencionados
  • Preço de venda
  • Margem de lucro
  • Lucro
  • Processamento: Status de publicação do anúncio

Importante: Esses dados são influenciados também pela Precificação, onde estabelecemos regras de preço para cada integração no lexos Hub. Para saber mais veja esse artigo sobre Precificação Lexos Hub.


1.16 Para editar alguma informação de um anúncio em específico como Título, Sincronização, Preço Manual clique no 'Lápis'.


1.17 Ele irá abrir a edição do anúncio, na primeira  parte é possível alterar o tipo de 'frete' e habilitar 'Retirar pessoalmente'.


1.18 Na guia ATRIBUTOS temos as informações de anúncio. No primeiro bloco temos:

  • Pausado: Ao habilitar você pausa seu anúncio.
  • Sincronização do Anúncio: Existem duas opções de sincronização:
    Sincronizar somente estoque e preço': Ao ativar essa opção, as únicas informações do seu anúncio que serão sincronizadas com a plataforma serão de estoque e preço."

    - Sincronizar todas as informações': Ao ativar essa opção, o hub passa a sincronizar todas as informações do seu produto como: Descrição, imagens etc. (Se você utiliza imagem ou descrição diferente por anúncio ou plataforma, não recomendamos utilizar essa opção).

    .Importante: É importante que você ative uma dessas opções ao começar operar com o Lexos Hub, uma vez desabilitado, seu anuncio não terá nenhum tipo de sincronização de informações entre hub e plataforma podendo ocasionar problemas como: venda sem estoque, não atualização de preço, entre outros. Por isso, caso tenha qualquer dúvida contate nosso suporte.
  • Tipo do produto
  • Integração: Qual integração é esse anúncio


1.19 No segundo bloco de informações encontramos:

  • Sku do produto
  • EAN: Caso queira referenciar um segundo EAN para o produto vendido.
  • Titulo: Quando a chave seletora estiver ativada, o título do anúncio será o mesmo nome que esta na aba 'CONTEÚDO' no campo 'nome do produto', caso desmarque esta opção, será possível editar o título como preferir.
  • Preço Manual: Quando a chave seletora estiver ativada, o preço do anúncio será o mesmo que está na aba 'CONTEÚDO' no campo 'Valor', caso desmarque esta opção, será possível editar o valor do anúncio.
  • Preço Promocional: Ao desmarcar o Preço Manual, ele habilita esse campo somente para algumas e-commerce, para inserir um preço promocional sobre o produto.

Importante: Importante: Quando o Preço Manual é selecionado, o anúncio não terá mais como base o preço cadastrado na aba 'CONTEÚDO', isto é, não terá o mesmo preço do ERP, logo se houver alguma regra de precificação sobre a integração vigente, ele estará nulo para esse anúncio. (Caso tenha dúvidas, veja nosso artigo sobre Precificação Lexos Hub na sessão 2.11).


Como criar anúncio de forma Individual


2.  No menu ao lado esquerdo, na guia CATÁLAGO selecione a opção 'PRODUTOS'.


2.1 Clique sobre o 'SKU' do produto ou sobre o 'Nome' do produto para abrir as informações do mesmo.

2.2 Ao abrir as informações do seu produto, clique na aba 'ANUNCIOS'.


2.3 Clique em '+Adicionar' para criar um novo anúncio.

2.4 Selecione qual marketplace ou e-commerce que você irá publicar os anúncios e clique em 'Criar'. Em nosso exemplo vamos selecionar o Mercado Livre. 


2.5 Informe quais contas do Mercado Livre serão criados os anúncios.


2.6 Selecione a 'Loja Oficial' que deseja criar o anúncio (Caso seja aplicável).


2.7 Selecione qual será o 'destaque do seu anúncio', sendo possível escolher os 3 destaques de uma só vez, onde serão criados 3 anúncios separadamente.


2.8 Informe o método de frete dos anúncios.


2.9 Temos a opção de 'Retirar pessoalmente', para anúncios específicos.


2.10 Ao finalizar clique em Avançar.


2.11 Ao setar essa opção 'Pausado' o anúncio é criado em pausa.


2.12 'Sincronização do anúncio' se o anúncio esta sincronizado com a plataforma, ou seja, se esta efetivamente enviando informações ao marketplace.
Existem duas opções de sincronização: 

  • 'Sincronizar somente estoque e preço': Ao ativar essa opção, as únicas informações do seu anúncio que serão sincronizadas com a plataforma serão de estoque e preço."
  • 'Sincronizar todas as informações': Ao ativar essa opção, o hub passa a sincronizar todas as informações do seu produto como: Descrição, imagens etc.(Se você utiliza imagem ou descrição diferente por anúncio ou plataforma, não recomendamos utilizar essa opção)

 Importante: É importante que você ative uma dessas opções ao começar operar com o Lexos Hub, uma vez desabilitado, seu anuncio não terá nenhum tipo de sincronização de informações entre hub e plataforma podendo ocasionar problemas como: venda sem estoque, não atualização de preço, entre outros. Por isso, caso tenha qualquer dúvida contate nosso suporte


2.13 E temos mais algumas opções extremamente importantes como:

  • EAN: Caso queira referenciar um segundo EAN para o produto vendido.
  • Titulo: Quando a chave seletora estiver ativada, o título do anúncio será o mesmo nome que esta na aba 'CONTEÚDO' no campo 'nome do produto', caso desmarque esta opção, será possível editar o título como preferir.
  • Preço Manual: Quando a chave seletora estiver ativada, o preço do anúncio será o mesmo que está na aba 'CONTEÚDO' no campo 'Valor', caso desmarque esta opção, será possível editar o valor do anúncio.
  • Preço Promocional: Ao desmarcar o Preço Manual, ele habilita esse campo somente para alguns E-commerce, para inserir um preço promocional sobre o produto.

Importante: Importante: Quando o Preço Manual é selecionada, o anúncio não terá mais como base o preço cadastrado na aba 'CONTEÚDO', isto é, não terá o mesmo preço do ERP, logo se houver alguma regra de precificação sobre a integração vigente, ele estará nulo para esse anúncio. (Caso tenha dúvidas, veja nosso artigo sobre Precificação Lexos Hub na sessão 2.11).


2.14 Ao finalizar clique em 'Salvar e Publicar'. Se você clicar apenas em 'Salvar' ele irá criar seus anúncios como Rascunho no hub, porém os anúncios não serão refletidos em nenhuma plataforma.

2.15 Os anúncios estarão listados, irão ser processados e após publicados na plataforma.


2.16 Na coluna Processamento valide qual é o status do anúncio, temos 3 status:


Erro anúncio não publicado 


Anúncio publicado com sucesso

Anúncio em processamento


2.17 Na guia HISTÓRICO é possível validar o status do anúncio publicado e qual seria a mensagem de erro.


2.18 Para ler a mensagem de erro, clique o ícone do 'olho' para expandir a mensagem.


Em caso de dúvidas, comentários ou se você identificar algum problema, entre em contato com a nossa equipe pelo chat (https://portal.lexos.com.br/support/home)


Boas vendas.

Veja também informações obrigatórias para criação de anúncio.

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo