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Uma das grandes vantagens de usar o Lexos Hub é a sua funcionalidade de expedição automatizada. Com ela, é possível garantir agilidade, segurança e melhoria na operação de envio de produtos. O Lexos Hub permite a emissão de nota fiscal, geração de etiquetas de envio, conferência de pedidos e remessa de envios, tudo em um só local.
Funcionalidades
Veja quais são as funcionalidades da nossa expedição:
1. Para acessar a expedição, no menu lateral do Lexos Hub, na guia de VENDAS selecione a opção 'Expedição'.
1.1 Ao acessar a expedição, nós temos as abas que funcionam como uma "esteira de produção", onde cada coluna é uma ETAPA que o pedido passa na expedição.
Importante: Os pedidos vêm para expedição somente quando o status do pedido está como "Pagamento Aprovado", antes disto o pedido fica na Central de pedidos, veja esse artigo para saber mais sobre Central de Pedidos.
Abas da expedição:
- ABERTO: Onde os pedidos que estão com o status de Pagamento Aprovado passam por uma checagem, onde são analisadas se os pedidos estão com dados como SKU's, Logística entre outros pontos corretos.
- A COMBINAR: Quando pedidos que estão com o anúncio a entrega "a combinar", eles vem para essa aba para esperar alguma ação do seller.
- FATURADO: Onde é realizada a emissão da Nota Fiscal.
- ETIQUETA GERADA: Após emissão da Nota Fiscal, o arquivo é enviado ao marketplace onde é gerada a etiqueta de postagem.
- AGUARDANDO RESOLUÇÃO: Aba destinada a pedidos Cancelados na plataforma ou com alguma divergência.
- CONFERIR: Nesta aba os pedidos já estão com a Nota Fiscal emitida e com as etiquetas de postagem prontas para a impressão. Ao realizar a conferência dos produtos, é feita a impressão casada da Nota Fiscal junto a Etiqueta de postagem.
- PRONTO P/ ENVIO: Após conferir, os pedidos estão separados e prontos para ser enviados, essa aba é destinada para criação da remessa de envio.
- ENVIADO: Após criar as remessas de envio, e os pedidos são enviados as transportadoras.
- TODOS: Onde ficam reunidos todos os pedidos, independente da aba que esteja na expedição.
Colunas
1.2 Além das abas de expedição, temos as 'Colunas' que trazem informações sobre os pedidos.
1.3 As colunas possuem uma opção de filtro, clicando nos 'três pontinhos' é possível filtrar informações de acordo com a coluna selecionada.
Desta forma conseguimos filtrar somente pedidos de uma data/horário determinado, integração, loja ou até mesmo pedidos Flex através da coluna Tipo Logística.
1.4 É possível habilitar ou remover colunas através do botão 'Colunas'.
Prazo de envio
A coluna Status de Envio é uma ferramenta muito útil para acompanhar o status dos pedidos na expedição. Ela permite identificar de forma visual se os pedidos estão dentro do prazo, em atraso, se já foram conferidos dentro ou fora do prazo de entrega. O sistema utiliza a coluna 'Limite de Envio' como parâmetro para calcular automaticamente o prazo estipulado, considerando um limite de duas horas antes do prazo final. Com essa funcionalidade, é possível ter um controle mais eficiente sobre os prazos de entrega e garantir a satisfação dos clientes.
1.5 Acesse a expedição e veja a coluna ao lado de 'Limite de Envio';
1.6 É possível alterar o horário pré-configurado de prazo para o cálculo da coluna, para isso acesse o menu integrações.
1.7 Selecione a integração que você deseja alterar o cálculo do prazo.
1.8 Ao abrir as configurações da integração, vá até 'CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS' e no campo 'Tempo em horas para alerta de risco de atraso do pedido' informe o novo valor para realizar o cálculo do prazo.
1.9 Volte ao topo da página e clique em 'Salvar Integração'.
Pesquisa
1.10 Na barra de pesquisa é possível buscar qualquer pedidos.
Todas Transportadoras
1.11 Na opção 'Todas transportadoras' é possível filtrar o grid de expedição de acordo com uma transportadora específica.
Lista de Separação
1.12 Na opção de lista de separação é possível realizar uma lista com os pedidos que estão na aba 'Conferir'. Assim é possível imprimir essa listagem e buscar no estoque os produtos para serem separados, embalados e enviados.
Temos duas opção de lista de separação:
- Lista de Separação: Esta lista é gerada por apenas os itens que compõe a aba 'Conferir'.
- Lista de Separação por Pedido: Esta lista é separada por pedidos da aba 'Conferir'.
1.13 Ao selecionar uma das opções, a Lista de Separação será gerada. Temos na lista de separação colunas que nos ajudam a organizar as informações dos pedidos.
1.14 É possível realizar filtros nas colunas clicando nos 'três pontinhos' e selecionando o dado especifico.
1.15 Em 'Colunas' é possível selecionar quais colunas irão aparecer em nossa lista de separação, podendo inserir ou retirar de acordo com a necessidade.
1.16 Para realizar a impressão da 'Lista de Separação' clique em 'Imprimir'.
Configurações
1.17 Nas engrenagens encontramos algumas configurações aplicadas a Expedição, são elas:
- Emitir NFe em Massa: Selecione os pedidos da tela de expedição e clique nesta opção para realizar a emissão de Nota Fiscal.
- Imprimir DANFE: Imprime a DANFE simplificada
- Imprimir Etiquetas: Imprime as etiquetas de postagem
- Enviar NFe e Buscar etiquetas: Inicia uma carga enviando a Nota Fiscal para o maketplace e tenta buscar a etiqueta de postagem.
- Sincronizar com plataforma: Realiza uma carga de sincronização com a plataforma de origem do pedido;
- Alterar Status do Pedido: Altera o pedido entre as Abas da expedição.
- Configurar Impressora: Abre as configurações de impressão.
- Importar Pedidos: Gera uma carga de importação de pedidos no marketplace selecionado.
- Gerar danfe simplificada: Gera o arquivo da DANFE dentro de anexos na tela de checkout.
- Reprocessar Pedidos: Realiza uma carga reprocessando os pedidos selecionados.
Checkout
A tela de checkout no Lexos Hub é uma importante ferramenta de gerenciamento de expedição de vendas. Nela, você tem acesso a uma série de funcionalidades para tornar seu processo de expedição mais eficiente e garantir o sucesso de sua operação de vendas. Entre as principais funcionalidades estão a emissão de nota fiscal, correção de nota, cancelamento de nota, edição de pedidos e gerenciamento da logística. Com todas essas ferramentas à disposição, você pode ter controle total sobre sua operação de expedição e garantir a satisfação de seus clientes.
Temos um material exclusivo com cada detalhe da tela de checkout, veja clicando aqui.
Ícones de expedição
Os ícones de expedição são ferramentas valiosas para acompanhar o status dos seus pedidos. Eles permitem identificar rapidamente se um pedido já foi processado ou se há algum erro no processo de envio. Com esta informação em mãos, você pode tomar medidas imediatas para garantir que seus clientes recebam suas compras de maneira eficiente e sem problemas.
Pedido FULL
Etiqueta de Postagem Gerada
Nota Fiscal Emitida
Pedido Flex
Pedido em Atraso
Pedido Conferido
Entrega a combinar
Temos outros ícones que sinalizam algum tipo de falha no processo de expedição, são eles:
Pedido Não sincronizado com o ERP
Pedido com Pendência
Falha ao emitir a Nota Fiscal
Etiqueta não importada
Expedição Automatizada
Na expedição automatizada, os pedidos transitam entre as abas de maneira automática, isto é, quando um pedido cai na expedição ele passa entre as abas ABERTO, FATURADO e ETIQUETA GERADA de maneira automática, e o pedido fica na aba de CONFERIR aguardando o processo de conferência dos produtos para prosseguir com o envio.
A expedição automatizada no Lexos Hub apresenta várias vantagens, tais como a emissão de nota fiscal e etiquetas de envio de maneira mais eficiente e prática. Isso resulta em uma operação mais ágil e eficiente, já que tudo pode ser realizado em um só local.
Expedição Semi Automática
Quando a expedição for semi automática temos duas opções:
- Nota Fiscal: Somente a nota fiscal será emitida automaticamente, já a etiqueta de postagem será necessário realizar a ação de 'enviar a NFe e buscar as etiquetas' manualmente no menu de configurações da expedição (1.12).
- Etiqueta de Postagem: Somente a etiqueta de postagem será gerada de maneira automática sendo necessário emitir a nota fiscal manualmente através das opções disponíveis na tela de expedição.
Expedição Manual
A expedição manual pode ser mais demorada e propensa a erros humanos, o que pode levar a atrasos e problemas de envio. Além disso, a expedição manual também pode ser mais dispendiosa e trabalhosa, já que requer mais recursos e pessoal para realizar as tarefas manualmente.
Na expedição Manual os pedidos irão ficar parados na primeira coluna em ABERTO, onde manualmente o seller precisa realizar a emissão de nota fiscal. Após o pedido irá para a aba de 'Etiqueta Gerada' onde será preciso 'enviar a NFe e buscar as etiquetas' (1.2) tudo de forma manual.
Possíveis erros
Mapeamento de produto: Quando um pedido chega ao Lexos Hub sem estar relacionado a um produto através do seu SKU, você pode resolver isso fazendo o mapeamento desse item com o anúncio dele na plataforma de venda. Para ver mais detalhes de como resolver esse problema veja esse artigo Mapeamento de produto.
Erro ao emitir NFe: Quando ocorre um problema na emissão de uma nota fiscal devido a informações incorretas, uma mensagem de erro irá indicar o que precisa ser corrigido. Erros como 'NCM Inválido', 'Endereço do comprador em branco' é possível solucionar instantaneamente, temos esse artigo que pode te ajudar, entretanto se você precisar de ajuda para solucionar o problema, entre em contato com o nosso suporte para obter ajuda.
Etiqueta não importada: Neste cenário foi realizado a emissão de nota fiscal, porém houve alguma falha ao tentar puxar a etiqueta do marketplace. Com isso é necessário enviar uma carga do Lexos Hub para o marketplace, para que assim se a etiqueta estiver disponível ele já seja vinculado ao pedido. Para isso selecione o pedido e clique no ícone de 'Engrenagem' na expedição e selecione a opção 4 - Enviar NFe e buscar etiquetas.
Etiqueta não imprime: Se no momento da conferência as etiquetas não estão sendo impressas ou quando você tenta imprimir de maneira avulsa e não for possível, siga esses passos:
- Veja se o Lexos Print esta aberto e conectado
- Confirme se as impressoras estão mapeadas corretamente.
- Caso o erro persista entre em contato com o nosso suporte para resolvê-lo.
Mais detalhes sobre impressoras veja esse artigo de Impressoras no Lexos Hub.
Em caso de dúvidas, comentários ou se você identificar algum problema, entre em contato com a nossa equipe pelo chat clicando no balão rosa ao lado direito.
Boas Vendas!
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