Deixarei uma passo a passo geral para vinculação, instalação, ativação, associação, configuração do SAT e Desvinculação caso ele seja vendido ou trocado de CNPJ.
VINCULAÇÃO
- O primeiro passo para a vinculação do SAT ao CNPJ do cliente (contribuinte) é ter em mãos o Número de série do aparelho e uma máquina com o usuário e senha funcional do posto fiscal ou o certificado digital (caso o usuário e senha não dê certo);
- Será necessário acessar o site https://satsp.fazenda.sp.gov.br/COMSAT e escolher a opção contribuinte;
- Caso o acesso seja feito pelo certificado digital, seleciona o ícone "Certificado Digital" e com ele instalado na máquina, selecione-o na caixa de seleção do certificado;
- Caso o acesso seja feito pelo usuário e senha do posto fiscal, selecione o botão com uma seta, preencha o campo de Usuário, senha e código de segurança para entrar na retaguarda do SAT;
Dentro da retaguarda, será necessário acessar o menu Equipamentos>Ações>Vincular Equipamento SAT. Preencha o campo ´"Número(s) de série" com o número localizado abaixo do SAT, no cartão dentro da caixa ou número anotado no bloco de notas. Preencha também o o campo "E-mail" com o e-mail do cliente de preferência ou com outro e-mail.
Após preencher estes campos, selecione a PRIMEIRA OPÇÃO "Aceito como válido o Certificado Digital fornecido pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo." e clique em enviar, confirme a informação clicando em "Sim" e espere o retorno da receita.
Se tudo ocorrer bem, a mensagem "Operação realizada com sucesso" será retornada, você poderá imprimir a Declaração De Posse De Equipamento SAT e seguir para o próximo passo (ativação).
Caso apareça uma mensagem que difere de "Operação realizada com sucesso", verifique o artigo a seguir http://portal.lexos.com.br/solution/articles/9000107310-problemas-ou-mensagens-que-podem-surgir-durante-a-vinculac%C3%A3o-do-sat-
INSTALAÇÃO
Instalando o SAT na máquina:
- Conecte todas pontas do cabo USB do SAT na máquina até que ele fique disponível no gerenciador de dispositivos (ELMO GMAS, Gadget Serial v2.4, Dispositivo de comunicação USB, ou qualquer outro que não seja dispositivo desconhecido).
- Após ele ser reconhecido, instale o driver USB (Dentro da pasta \\LEXOSSRV\Arquivos Compartilhado Todos\Suporte\Intalações SAT), podendo ser executável ou arquivo com extensão .inf para atualização do driver no gerenciador de dispositivos.
- Caso seja usado o arquivo .inf e ao finalizar a atualização, ele retorne um erro mostrando falha na instalação/atualização do driver, provavelmente seja necessário desativar a imposição de assinatura de drivers.
Abra o CMD ou rode no executar do windows (Win+r) o comando "shutdown /r /o", sem aspas.
Após ele reiniciar, seguir os seguintes passos:
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS>OPÇÕES AVANÇADAS>CONFIGURAÇÃO DE INICIALIZAÇÃO>REINICIAR.
Após ele reiniciar novamente, ele dará algumas opções, na qual você escolhe a 7 apertando o F7 do teclado.
Agora faça a instalação novamente para seguir para o próximo passo.
- Após a instalação do driver, será necessário instalar ou abrir o manager da marca do SAT que foi instalado (D-SAT MANAGER para o Dimep, LINKER MANAGER para o Elgin, ActivationSoftware para o Bematech, SAT_Ativação_Daruma para o Daruma, entre outros).
- Com o Software de gerenciamento do SAT aberto, fazer a configuração de rede do SAT (IPFIXO para instalações na Lexos usando o IP 192.168.1.235, Máscara 255.255.255.0, Gateway 192.168.1.1, DNS primário 8.8.8.8 e mantendo o secundário sem nada. No proxy, selecionar "proxy autenticado" e colocar o IP 192.168.1.254, Porta 3128 e um usuário e senha do domínio para validação do proxy. Feche o aplicativo, tire e coloque as USB's do SAT e abra-o novamente.
ATIVAÇÃO
- Abra o aplicativo do SAT e vá até a aba/menu de ativação.Será necessário algumas informações (CNPJ do cliente, CNPJ da Lexos [09.203.284.0001-98] e número de série do SAT.
- No campo código de ativação, coloque "lexos2009" sem aspas,
No CNPJ do contribuinte, coloque o CNPJ do cliente;
No tipo de certificado, selecione o AC-SAT;
No UF você coloca o estado de São Paulo.
- Após preencher todos campos, clique em ativar e se tudo ocorrer bem, ele retornará a mensagem de "SAT ativado corretamente", onde será possível ir para o próximo passo.
Caso outra mensagem retorne, verifique este artigo http://portal.lexos.com.br/solution/articles/9000101430-retornos-poss%C3%ADveis-ao-ativar-vincular-o-sat- ou tente falar com o suporte da marca.
ASSOCIAÇÃO
- Acesse o menu de associação no aplicativo do SAT;
- Será necessário o código de ativação usado no passo anterior (lexos2009), CNPJ do cliente, CNPJ da Lexos (09203284000198) e chave AC (gerado pelo aplicativo de chave na Lexos);
- Preencher todos os campos e clicar no botão de associação;
- Se tudo ocorrer bem, o retorno "Chave AC registrada com sucesso" aparecerá;
- Caso retorne outra mensagem, verifique o artigo http://portal.lexos.com.br/solution/articles/9000101430-retornos-poss%C3%ADveis-ao-ativar-vincular-o-sat- .
CONFIGURAÇÃO
- Para configurar o SAT no sistema, será necessário o nome ou IP da máquina, número de série do SAT, código de ativação (lexos2009), Modelo do SAT e Chave de Associação do SAT;
- Abra o sistema, faça o login e clique com o botão direto>Configurar PDV;
- Quando a janela abrir na parte superior esquerda, marque a caixa do SAT, coloque "Sem Impressora" e aperte o botão de Config.;
- Na janela de configuração do SAT, antes de qualquer coisa, clique no botão "Inicializar API" e marque a caixa "Servidor SAT" (caso seja a máquina onde o SAT esteja conectado);
No campo "Servidor", coloque o nome da máquina ou IP para que seja reconhecido. Clique em "Buscar configurações" e logo após, preencha os demais campos abaixo (Número de Série SAT, Código de Ativação, Chave de Associação do SAT). Selecione também a Regra de cálculo "Truncar" e o Tipo Ambiente "Produção". Logo abaixo, seleciona o Modelo SAT e Nome Impressora;
- Clique no botão de Salvar das Configurações SAT e depois clique no botão da Configuração do PDV;
- Reinicie o sistema e sempre que houver SAT, abra-o como administrador (colocar nas propriedades do atalho>compatibilidade>Executar este programa como administrador;
- Caso tudo dê certo, na tela de vendas o SAT aparecerá como "SAT Disponível", onde será possível fazer os testes de venda.
Contudo, se a venda não finalizar ou outra mensagem aparecer no lugar de "Sat Disponível", siga o artigo a seguir http://portal.lexos.com.br/solution/articles/9000106873-procedimentos-para-correc%C3%A3o-de-erro-do-sat-
DESVINCULAÇÃO
- Conforme o passo a passo enviado pela DIMEP, seguir os passo abaixo para desvinculação segura do SAT:
Obs. Antes de solicitar a desvinculação do equipamento verificar se o sat não tem cupons pendentes.
1) Acessar o SGRSAT através do endereço https://satsp.fazenda.sp.gov.br/COMSAT/
2) Solicitar desativação do D-SAT (Equipamento -> Ações -> Solicitar Desativação do Equipamento)
3) Iniciar o D-SAT Manager
4) Selecionar o perfil D-SAT Produção (Ativado), informar o Código de Ativação e clicar em OK
5) Clicar em Bloqueio
6) Selecionar a opção Bloquear
7) Clicar na seta verde e enviar as informações para o D-SAT
8) Após realizar o bloqueio verificar se o mesmo consta bloqueado no sefaz, se não estiver bloqueado ainda não pode realizar o reset.
9) Apertar e segurar por 10 segundos o botão RESET na traseira do D-SAT
10) O D-SAT iniciará o processo de bloqueio análogo. Se o processo de bloqueio foi realizado com sucesso, então o contribuinte poderá acionar o Botão de Reset localizado na traseira do D-SAT. Ao término do processo de desativação, são apagados todos os dados e informações referentes ao contribuinte; o arquivo de parametrização; o arquivo de logs; o certificado digital e o par de chaves (chave pública e chave privada). Por fim, as configurações de fábrica são restauradas e o D-SAT estará apto a ser vinculado à outro estabelecimento comercial.
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