Cancelamentos e devoluções de pedidos: como o Lexos Hub e o ERP atuam nesses casos

Modificado em Qui, 30 Mar, 2023 na (o) 11:38 AM


O Lexos Hub é uma plataforma que automatiza os processos de venda online, permitindo que o vendedor possa lidar com grandes volumes de pedidos. O checkout, que faz parte das ferramentas de expedição do Lexos Hub, possui automações importantes que vão desde o recebimento do pedido até a sua finalização. Isso inclui cancelamentos e devoluções de pedidos que veremos em detalhes neste artigo.

A trajetória dos pedidos cancelados e devolvidos 

Quando o Lexos Hub está integrado com um ERP, ele fica responsável por transmitir as informações das plataformas de venda (como por exemplo Mercado Livre) para o ERP. Se uma nova venda ocorre na plataforma de venda, o pedido é recebido pelo Lexos Hub que então envia o pedido também para o ERP. No caso dos pedidos cancelados ou devolvidos, o comportamento é o mesmo, o Lexos Hub recebe a informação da plataforma de venda e transmite para o ERP. Em algumas situações, essa transmissão é automática, ou seja, o Lexos Hub faz tudo sozinho. Em outras, essa transmissão é semiautomática, ou seja, o Lexos Hub espera o vendedor escolher a melhor ação para ser realizada, para então executar as tarefas. 


Pedidos cancelados que são resolvidos de forma automática pelo Lexos HUB

Existem algumas condições para que o Lexos Hub possa resolver um pedido cancelado de forma automática. São elas:


  • O pedido não deve ter Nota Fiscal ou, se tiver, não pode ter passado 24 horas da emissão da NF-e;

  • O pedido não pode estar com status de ‘Enviado’ dentro do Lexos Hub.


Como ocorre o cancelamento automático e quais são os reflexos no ERP:

  1. O Lexos Hub recebe a informação de que o pedido foi cancelado;

  2. Se existir Nota Fical no pedido, ela é cancelada automaticamente;

  3. O pedido é movido para o status cancelado dentro do Lexos Hub;

  4. O Lexos Hub comunica o ERP de que o pedido foi cancelado;

  5. O ERP atualiza o status do pedido para cancelado;

  6. Os itens do pedido voltam para o estoque.


Importante: se a Nota Fiscal não puder ser cancelada, por qualquer motivo (erro/falha), o pedido não pode ser resolvido de forma automática. Por isso, ele é movido para a aba 'Aguardando resolução' da expedição do Lexos Hub. Já no ERP, esse pedido permanece no mesmo status, até que a resolução seja tomada no Lexos Hub.

Pedidos cancelados que são resolvidos de forma semiautomática pelo Lexos HUB

Existem algumas condições que fazem um pedido cancelado ser resolvido de forma semiautomática pelo Lexos Hub. São elas:


  • O pedido tem Nota Fiscal e faz mais de 24 horas que a NF-e foi emitida;

  • O pedido está com status de ‘Enviado’ dentro do Lexos Hub;

  • O pedido é uma devolução, ou seja, foi recebido pelo comprador mas, por algum motivo, está voltando para a operação.


Como ocorre o cancelamento semiautomático e quais são os reflexos no ERP:

  1. O Lexos Hub recebe a informação de que o pedido foi cancelado;

  2. O pedido é movido para a aba ‘Aguardando Resolução’ da expedição do Lexos Hub;

  3. O vendedor decide o que quer fazer com a Nota Fiscal e com o estoque do pedido;

  4. O pedido é direcionado para o status ‘finalizado’ ou ‘devolvido’ dentro do Lexos Hub, dependendo da situação;

  5. O Lexos Hub resolve a Nota Fiscal e comunica o ERP sobre o que deve ser feito com o estoque, seguindo a escolha do vendedor;

  6. O ERP ajusta o estoque, sem alterar o status do pedido. Ou seja, dentro do ERP o pedido permanece exatamente no mesmo status em que estava antes do cancelamento.

Boas práticas para não causar furo de estoque com pedidos cancelados e devolvidos 

As automações do Lexos Hub ajudam a acelerar a operação de vendas. Contudo, é preciso seguir alguns procedimentos, para que tudo saia exatamente como o esperado nas movimentações de estoque de pedidos cancelados e devolvidos.


Nunca altere manualmente no ERP o status de um pedido cancelado ou devolvido
O Lexos Hub é o responsável por comunicar o ERP sobre as movimentações que devem ser realizadas em status e estoque. Ao alterar o status do pedido manualmente no ERP, você pode gerar uma carga de estoque extra, causando furo.


Resolva rapidamente os pedidos que entram na aba ‘Aguardando resolução’ da expedição do Lexos Hub
Os itens de um pedido cancelado que está na aba ‘Aguardando resolução’ não voltam para o estoque enquanto o vendedor não resolver as pendências do pedido. Por isso, é fundamental não deixar os pedidos por muito tempo na aba ‘Aguardando resolução’ da expedição do Lexos Hub.


Para quem usa Bling, certifique-se de que a configuração para lançar o estoque esteja utilizando a data atual

Acesse Preferências > Suprimentos > Estoque

Em Ao lançar estoque utilizar data atual ou data entrada/saída, deixe a opção Data atual marcada e clique em Salvar.


Pedidos cancelados e devolvidos podem causar prejuízos

Agora que você já sabe como o Lexos Hub e o ERP atuam nos pedidos cancelados e devolvidos, siga as boas práticas para evitar possíveis erros de operação e não perder dinheiro.

Em caso de dúvidas ou se perceber alguma divergência de estoque, entre em contato com o suporte via chat.


Confira estes artigos que podem ser úteis para compreender melhor o funcionamento do Lexos Hub:


Expedição automatizada

Integração Bling


Boas Vendas!




Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo