O custo médio ponderado, também chamado de preço médio, é obtido através de uma média de custos de aquisição. Para entender como funciona o método, pense numa empresa que produz, num determinado período de tempo, 100 unidades de um produto com um custo de 500 reais. Em outro período, foi preciso produzir o dobro, mas a empresa teve uma despesa de 1.150 reais. Para realizar o cálculo, o administrador do estoque deve somar o custo total para produzir o produto no período correspondente (ou seja, 500 + 1150) e, em seguida, dividir o custo pelo número de itens fabricados. O custo médio, então, será de 5,50 por unidade.


Em nosso sistema, o custo médio e atualizado na primeira vez que a base é aberta com a versão que contém essa opção abaixo (CustoMedioMargemBruta) habilitada na Central Lextore


Abaixo colocarei como habilitar o custo médio:


1º Passo: Atualizar o sistema para versão que contenha o módulo de Custo Médio;


2º Passo: Habilitar o custo médio, como explicado acima, na Central Lextore;



Em seguida, colocarei os passos para atualização do custo médio manualmente no sistema, caso o sistema não consiga terminar a atualização por ter sido fechado, travado ou afins.


Serão dois arquivos referentes ao custo médio localizados na pasta C:\lexos:


1º Passo: Para forçar a atualização, o arquivo execCustoMedio deverá ser aberto no bloco de notas e o texto deverá ser trocado para "True", sem aspas.


2º Passo, abra o sistema e deixe aberto até o texto dentro do arquivo execCustoMedio.lex ser trocado para "False".