O ticket médio de vendas é o valor médio gasto pelos clientes em cada compra, é o montante total das vendas dividido pelo número de compras feitas em determinado período.
Exemplo: Uma loja vendeu R$ 100.000,00 e foram efetuadas mil vendas, o ticket médio dessa loja é de R$ 100,00 por venda.
Note que o ticket médio de vendas é o valor médio de cada compra, e não de cada cliente, pois um cliente pode fazer mais de uma compra nesse período.
A importância do ticket médio
1 – Ele molda o processo comercial
Tickets baixos (~R$ 10) necessitam self-service (venda remota onde os próprios clientes fecham a venda - passivo)
Ticket medianos (~R$ 1000) podem trabalhar com Inside Sales (vendas remotas com atuação do vendedor - ativo)
Tickets muito altos (~R$ 100 k) podem fazer field sales (vendas presenciais)
2 – Influencia o modo como seu produto é visto pelo mercado
“Se o preço é muito baixo a qualidade é ruim”
O preço deve ser proporcional à dor resolvida
O preço também é refletido por quanto o mercado e os concorrentes cobram hoje