O Fluxo de Caixa é um instrumento de controle financeiro que permite acompanhar as movimentações financeiras de uma empresa, através de uma relação das entradas (receitas) e saídas (despesas) realizadas em períodos determinados.


Por que o Fluxo de Caixa é importante?

Auxilia no gerenciamento de gastos

Ao analisar corretamente o fluxo de caixa é possível identificar gastos desnecessários dentro de algum processo realizado.

Caso, em algum setor esteja ocorrendo um desperdício de recursos é possível observar esse gasto e corrigí-lo, podendo levar ao um aumento do lucro.

Assegura seu controle financeiro

Utilizando o Fluxo de Caixa você garante um maior controle das contas da sua empresa, sabendo exatamente quanto se está gastando e com o quê, além da ciência de tudo o que está entrando na empresa e de onde vem esse dinheiro.

Garante um Planejamento Financeiro

Através de uma análise de histórico de fluxos de caixas passados é possível fazer projeções que possam ajudar a empresa a se planejar financeiramente.

Analisando estes históricos, é possível fazer uma previsão de receita e de saída para determinado mês, podendo prever impactos causados por diversos motivos, que podem variar desde uma crise econômica até a sazonalidade.

Apoia o processo de tomada de decisão

Levando em consideração que o futuro pode ser baseado em lições do passado, para que se possa planejar o futuro da sua empresa, é preciso que você reúna a maior quantidade de informações – atuais e históricas – possíveis.

Os dados retirados de uma análise de fluxo de caixa são valiosíssimos para embasar a tomada de decisão, uma vez que se conhece os históricos de entradas e saídas, dependendo da amplitude das mudanças que se realiza, a tendência é que resultados venham a se repetir.