Porque um sistema de compras inteligente é necessário?


1- Demanda: O não atendimento da demanda é o mesmo que perder o investimento em marketing;

2- Gestão de estoque: Estoque parado é igual a dinheiro parado. Dinheiro parado é sinônimo de prejuízo;



Ponto de pedido


O indicador de ponto de pedido serve para orientar a gestão de estoque sobre quando é necessário realizar um novo pedido ao fornecedor de modo a impedir o desabastecimento. Trata-se do momento que, quanto alcançado, provoca um pedido de compra. É a precisão milimétrica do timing de fazer um pedido, no tempo certo e na quantidade certa, evitando desperdícios ou riscos de ruptura.


Consumo Médio x Tempo de Reposição x Estoque de Segurança.


Consumo médio: quantidade de produto consumido em um determinado período pela empresa, em seu processo produtivo.


Tempo de Reposição: tempo que se gasta desde a necessidade de adquirir um determinado insumo e a efetiva chegada dele ao estoque da empresa.


Estoque Mínimo: o mesmo que Estoque de Segurança. É uma espécie de margem de segurança para que a empresa possa se proteger de eventuais atrasos na entrega ou elevações repentinas de consumo.


Imagine que o tempo de reposição de um item é de 30 dias, e que seu consumo médio diário é de 20 unidades. Assim, utilizando um fator de segurança de 1,2 (20%), o ponto de pedido é de 720 unidades, ou seja, quando atingir esta quantidade, é necessário iniciar o processo de compras para que não falte esta mercadoria no estoque até o recebimento deste pedido.


Com o sistema da Lexos é possível saber quais os produtos atingiram o ponto de pedido a cada dia.