O que é Curva ABC?


A Curva ABC é um método de classificação, onde se separa os itens de maior relevância para uma empresa, ou seja, é mostrado quais são os produtos que possuem maiores saídas dentre todos aqueles disponíveis no estoque da organização.


A Curva é chamada de ABC porque, normalmente, os itens são separados de acordo com o retorno que dão à empresa e são divididos em três classes de produtos: A, B e C.

Classe A representa 20% dos produtos e dão um retorno de 80%

Classe B representa 30% dos produtos e dão um retorno de 15%

Classe C representam 50% dos produtos e dão um retorno de 5%


E qual a função da Curva ABC?

Definir que produtos mais vendem, que produtos que geram mais lucros e, a partir disso, definir como irão direcionar os seus recursos.


IMAGINANDO

Calcular e montar manualmente uma planilha para identificar uma Curva ABC é um trabalho colossal. O empreendedor que optar por esse caminho inicialmente deve levar em conta todos os produtos que estejam armazenados em determinado período. Depois, cada item precisa ser registrado de acordo com fatores diversos, como valor unitário, descrição, quantidade e valor total.

Dá para imaginar o tempo que isso levaria?


SOLUÇÃO

Entretanto, os gestores de hoje em dia felizmente não precisam se preocupar com esses cálculos complexos ou com práticas difíceis de entender. Atualmente, existe a Lexos, que proporciona liberdade para o gestor, evitando todo o trabalho manual.